Concerto especial encanta público em celebração aos 55 anos da UFMT
Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) viveu uma noite de pura emoção no último domingo (07.12), quando música e vozes se uniram em um espetáculo que lotou a casa e encantou o público. Cerca de 80 músicos — entre coralistas, solistas e instrumentistas — protagonizaram a apresentação, em continuidade às comemorações pelos 55 anos da universidade.
Com um repertório que incluiu Hallelujah (Haendel), Gloria (Vivaldi), Somewhere in Memory, Natal Todo Dia, Feliz Navidad e outras obras do imaginário natalino, o concerto especial do Coral UFMT com a Orquestra Sesi MT celebrou a arte e o vínculo da instituição com a comunidade.
“Foi fantástico, emocionante, uma mistura de sensações. Essas músicas remetem à infância, a cenários bucólicos… Lindo demais. Que parceria fantástica: o Sesi com o coral, com a universidade. Me tocou profundamente, especialmente pelas memórias do Natal em família. Já não tenho mais meus pais presentes, e isso me trouxe de volta a imagem das crianças ao redor da mesa. Foi muito, muito tocante”, relatou a professora Vera Bertolini.
espaço que articula educação, cultura e comunidade
O enfermeiro alemão Manfred Robert Kurbl também se impressionou com a qualidade musical. “Fiquei muito impressionado, muito bom. Muito profissionalismo. Já fui a muitos concertos em Munique, onde estudei, e eles fizeram um trabalho excelente. A peça de Led Zeppelin me lembrou da minha juventude na Alemanha. Hoje deu saudade de casa”, afirmou.
Para a reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, o concerto simboliza o papel da universidade como espaço que articula educação, cultura e comunidade. “Estamos há quase dois meses comemorando o aniversário da UFMT, celebrando jubileus de cursos e institutos, e também os 10 anos da Faculdade de Comunicação e Artes. A sociedade cuiabana tem comparecido, sedenta por cultura, educação, lazer e esporte. Isso para nós é uma mensagem significativa, porque responde ao nosso chamamento: venham valorizar e dar visibilidade à UFMT, porque ela merece”, afirmou.
e da parceria com a universidade
O superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, destacou a relevância do concerto e da parceria com a universidade ao afirmar que a noite “foi muito importante não apenas para o Sesi Mato Grosso, mas para toda a sociedade cuiabana, que tem, cada vez mais, a oportunidade de acessar cultura e vivenciar a democratização da música clássica”.
Uma noite mais que especial
A maestra do Coral UFMT, professora Dorit Kolling, reforçou o significado artístico e simbólico da noite. “Celebramos os 55 anos da UFMT em um concerto especial de Natal, numa parceria inédita entre o Coral UFMT e a Orquestra Sesi MT. O repertório reuniu clássicos como o Gloria, de Vivaldi, e o Aleluia, de Händel, além de obras natalinas que dialogam com este período tão simbólico. É um espetáculo que marca a parceria, o aniversário da universidade e as festividades de fim de ano, desejando paz, união, saúde, arte e cultura”, afirmou.
O maestro da Orquestra Sesi MT, Fabrício Carvalho, destacou a importância do momento. “Vejo com muita felicidade este momento da UFMT, que assume cada vez mais seu papel de relevância social e diálogo com a comunidade. Encerrar o ano com esses concertos — hoje no Teatro da UFMT e, no próximo sábado, na Arena Pantanal — é motivo de grande alegria. A parceria entre UFMT e Sesi é essencial para levar cultura e conhecimento à população.”
Texto: Luiz Carlos Bezerra (UFMT) e Fernanda Nazário (Sesi MT)
Fotos: George Dias



