Voltar

Sesi MT participa da entrega do “Bosque dos Campeões” no Parque Novo Mato Grosso

20/01/2026 - 17h26
a
Superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, participou
do plantio das mudas

Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi) marcou presença na continuidade da programação da 41ª Corrida de Reis 2026 por meio de sua participação ativa no plantio do “Bosque dos Campeões”, realizado nesta terças-feira (20.01) no Parque Novo Mato Grosso, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, a educação ambiental e a promoção da qualidade de vida.

A iniciativa, que nasceu da parceria entre o Programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso o Sesi MT e a TV Centro América, resultou no plantio de 57 árvores nativas do Cerrado, representando os 57 atletas campeões das diversas categorias da corrida. Para o Sesi, esse gesto vai além de uma ação simbólica: trata-se de um compromisso com o meio ambiente, a saúde e o bem-estar da comunidade.

O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, destacou a importância dessa ação: “A Corrida de Reis sempre foi um marco de incentivo à prática esportiva e à saúde. Agora, com o Bosque dos Campeões, ampliamos esse legado para a preservação ambiental e reforçamos a missão do SESI de promover uma vida mais sustentável para todos”, afirmou.

O coordenador do Programa Verde Novo, Sergio Savioli Resende, explicou que o plantio está ligado às atividades da Corrida de Reis. “Essa é uma continuidade, uma extensão das atividades da corrida. Estamos criando um bosque em homenagem aos campeões. São 57 mudas que simbolizam os 57 prêmios distribuídos na prova”, afirmou.

Segundo ele, a iniciativa também faz parte de um trabalho desenvolvido desde 2017. “O Programa Verde Novo existe desde 2017 e é uma forma de conscientização e de mudança social. No começo, Cuiabá aparecia como a 20ª capital em arborização urbana, segundo o IBGE”, disse.

a
Programa Verde Novo já utilizou mais de 250 mil mudas
desde 2017

Sergio lembrou que houve mudança na relação da população com as árvores ao longo dos anos. “No levantamento seguinte, já em 2022, a cidade passou da 20ª para a 8ª posição. Hoje, quando há intervenção em áreas arborizadas, a população cobra explicações. Quando alguém toca em uma árvore, não é mais como antes”, afirmou.

Sustentabilidade e legado da Corrida de Reis

O gerente de Sustentabilidade da Rede Mato-grossense de Comunicação, Cícero Mariano, explicou que a ideia do bosque surgiu do compromisso da Corrida de Reis com a sustentabilidade. “A corrida, há quatro anos, tem foco absoluto em sustentabilidade. Trazer o atleta para esse engajamento sempre foi uma prioridade”, disse.

Ele destacou o caráter especial desta edição. “A gente correu em um lugar extremamente natural, com muito verde e água. Era justo deixar um registro. Uma das ideias foi plantar o Bosque dos Campeões”, relatou.

Cícero explicou que cada árvore representa um atleta campeão. “São árvores para os vencedores da elite masculina e feminina, atletas PCD e campeões por faixa etária. Todas serão identificadas, com placas e QR Code, para que as pessoas conheçam a história do atleta”, afirmou.

a
As mudas representam os 57 atletas campeões das diferentes
categorias da Corrida de Reis 2026

Espécies nativas e regeneração ambiental

A engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba, explicou que o plantio seguiu critérios técnicos. “Como essa área foi desmatada anteriormente para a construção do parque, nós observamos quais espécies existiam aqui antes, para fazer a regeneração”, afirmou.

Segundo Rosiani, foram escolhidas espécies nativas do Cerrado. “Plantamos cumaru, tarumã, ingá, jacarandá e espécies de ipê, buscando uma arborização natural do espaço”, disse.

Ela também destacou o interesse de empresas em participar das ações. “Muitas empresas veem essas atividades e procuram o Programa Verde Novo para apoiar, seja na distribuição de mudas ou no plantio. Nós estamos disponíveis para atender esse público”, concluiu.

Mais de 250 mil mudas desde 2017

Criado em 2017, o Programa Verde Novo já utilizou mais de 250 mil mudas, entre plantios diretos e distribuição à população, conforme explicou o coordenador Sergio Savioli Resende. O programa também mantém o Zapmudas, canal de atendimento via WhatsApp pelo número (65) 3617-3090, para solicitação de mudas e agendamento de plantios.

Texto: Assessoria Sesi MT/ Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Foto: Josi Dias

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555