Comitiva nacional do Sesi destaca estrutura moderna e trabalho eficaz das unidades de Mato Grosso
quinta-feira (11 e 12.02)
Após dois dias de visitas ao Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT), a comitiva nacional do Sesi termina a passagem pelas unidades de Cuiabá e Várzea Grande com saldo positivo. Em destaque, estão a estrutura ampla e moderna das duas Escolas de Referência, o Sesi Saúde e iniciativas eficazes que impactam na qualidade de vida e bem-estar do trabalhador da indústria e comunidade.
As visitas foram realizadas na quarta-feira e quinta-feira (11 e 12.02) e conduzidas pelo superintendente Regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, e sua equipe técnica. O time recepcionou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior,e odiretor superintendente do Departamento Nacional do Sesi, Paulo Mol.
Eles conheceram as bibliotecas das escolas, um espaço utilizado para além de leitura. Lá os alunos fazem teatro, participam de contação de história, têm aula de música, assistem palestras e muito mais. A comitiva também passou pelas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), salas makers, de robótica, de dança, música, laboratórios e outros espaços que contribuem para uma educação transformadora.
O itinerário contou ainda com uma visita ao ecossistema educacional do Sesi Escola Várzea Grande, uma das estruturas mais completas do estado. A unidade integra educação básica de excelência, complexo esportivo e, em sinergia com o Senai Mato Grosso, ambientes técnicos voltados à qualificação profissional.
No tour, também foram apresentadas as demais frentes de negócio do Sesi, como o Programa Nutre Mais, responsável pelas cantinas e pelo restaurante de alimentação voltados aos estudantes das escolas e aos trabalhadores da indústria, e a gráfica Sesi Print, criada para atender internamente às demandas do Sesi MT com mais agilidade, economia e qualidade na produção de comunicação visual.
O roteiro contou com uma parada no Sesi Saúde. Com foco em soluções integradas, o local apoia as empresas na estruturação da gestão de SST, promovendo ambientes mais seguros, trabalhadores saudáveis e negócios produtivos. O time também conheceu o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) em VG, onde os alunos do programa SEJA PRO+ Trabalho e Emprego farão curso técnico.
do Sesi, como o Programa Nutre Mais
Para Fausto Augusto Junior, foi importante ver como o Sesi MT apoia as indústrias e a sociedade ofertando espaços modernos e iniciativas de impacto social. “Aqui a gente encontra educação, tecnológica, relação direta com a comunidade e com o trabalhador da indústria em espaços grandes e bem cuidado nos mínimos detalhespara promover a melhor qualidade de vida para todos”.
A educação do século XXI é realidade no Sesi Escola de Mato Grosso. Paulo Mol destacou a estrutura, o método pedagógico e o protagonismo dos estudantes como diferenciais que posicionam a escola como referência no país. “É uma educação em que o protagonismo dos alunos é visível, em que uma infraestrutura moderna e acolhedora está associada a um método de ensino que permite que cada estudante seja aquilo que quiser ser”, pontua
de Mato Grosso
Paulo acrescentou que dentro do sistema Sesi existe um forte aparato voltado para robótica, engenharias, ciência e tecnologia, mas ele acredita que é muito mais do que isso. “Ao caminhar pelos corredores, vemos também a formação de jovens no esporte, alunos que sabem se expressar com clareza, que convivem em um ambiente harmonioso e respeitoso, com apoio garantido àqueles que têm necessidades especiais”
Sobre a saúde do trabalhador, Paulo pontuou os programas desenhados em Mato Grosso acordo com a necessidade de cada empresa. “Vi que o Sesi Saúde tem atendido aos trabalhadores desde aos aspectos legais à saúde integral deles. Tudo isso é feito a partir de dados gerados através de questionários aplicados aos industriários. Dessa forma,a unidade constrói programas customizados focados em trabalhadores mais saudáveis, felizes e produtivos construindo um país melhor”, finaliza.
A visita faz parte de uma agenda estratégica de alinhamento institucional e lançamento do Programa SEJA PRO+ Trabalho e Emprego, iniciado na quarta-feira no estado. Para Serafim, os dois dias foram produtivos. “Tivemos a oportunidade de mostrar nossas estruturas e ainda debater projetos futuros, processos e melhorias. Encerramos a agenda com a convicção de que o alinhamento nacional fortalece a atuação regional e consolida o Sesi como parceiro ideal da indústria na geração de valor para o setor e para a sociedade”, afirma.
Texto: Fernanda Nazário
Fotos: George Dias




