Voltar

Festival Nacional de Robótica: Times do Sesi Escola VG criam pincel inteligente e cápsula para preservação arqueológica

06/03/2026 - 10h28
s
A equipe Young Inventors formada exclusivamente por
meninas apresenta o Archeobrush


O talento e a criatividade das equipes Young Creators e Young Inventors do Sesi Escola Várzea Grande ganham destaque, nesta semana, no Festival Nacional Sesi de Robótica, realizado em São Paulo. Os alunos apresentaram seus respectivos projetos de inovação voltados à preservação arqueológica, aliando tecnologia e sustentabilidade.

A galera da Young Creators desenvolveu o projeto ArqBio, uma cápsula inovadora criada especialmente para a conservação de artefatos arqueológicos. O equipamento conta com isolamento térmico, controle de umidade e sistema de monitoramento em tempo real por meio de um ESP32 com conexão Wi-Fi.

A proposta é reduzir variações de temperatura e umidade, fatores que aceleram a deterioração de peças históricas. Assim preservamos a história que esse artefato carrega”, explica Ângelo Marquesi, de 13 anos.

s
A galera da Young Creators desenvolveu o projeto ArqBio

O desenvolvimento passou por diversas versões e testes de materiais. Os estudantes identificaram melhor desempenho na utilização de lã de PET como isolante térmico, membrana hidrófoba para controle de umidade e estrutura em PS. A cápsula foi produzida com cortes a laser em impressora CNC 2D. Tudo foi feito na escola, que dispõe de salas maker e laboratórios para os jovens estudarem e desenvolverem os projetos.

A expectativa para o torneio é alta. “Queremos conquistar uma vaga para o campeonato mundial, mas também aproveitar cada momento e aprender muito com essa experiência”, Ângelo.

Integram a Young Creators: Maria Edith da Silva, Ana Clara Louveira, Izabele Pereira, Ângelo Marquesi, Everton Felipe Dias e Enzo Gabriel Ogliari.

Pincel inteligente

Já a equipe Young Inventors formada exclusivamente por meninas apresenta o Archeobrush, um pincel inteligente voltado à preservação arqueológica. Desenvolvido pelas alunas Alice Kallyta, Carolina de Freitas, Maria Fernanda, Maisa Almeida, Gisele Moraes e Gabrielly Cristina.

“Durante as visitas que fizemos identificamos um problema recorrente: o excesso de força aplicado manualmente em pincéis comuns durante escavações, o que pode provocar microfraturas e rachaduras em artefatos”, descobriu Alice.

Para solucionar a questão, as estudantes desenvolveram um pincel equipado com sensor capaz de medir a força aplicada durante o uso, contribuindo para uma escavação mais segura e precisa. O protótipo foi construído na sala Maker da escola, com impressão 3D da estrutura e integração dos componentes eletrônicos.

s
Este é o segundo ano consecutivo da equipe no nacional,
agora com formação totalmente veterana


Este é o segundo ano consecutivo da equipe no nacional, agora com formação totalmente veterana. “Estamos superanimadas e felizes com a oportunidade de representar novamente a nossa escola no Festival. Acreditamos que nossos trabalhos estão bem desenvolvidos”, destaca Alice.

Um dos diferenciais desta edição foi a validação do projeto junto a especialistas da área, que testaram e aprovaram a eficiência do Archeobrush.

Tecnologia a serviço da história

Sob a orientação dos técnicos Robson Correa e Anna Luiza, os estudantes vivem uma formação que ultrapassa o ambiente escolar. A robótica educacional do Sesi MT é estruturada para desenvolver competências como pensamento computacional, resolução de problemas complexos, trabalho em equipe e liderança, habilidades cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.

Ao transformar desafios arqueológicos em soluções tecnológicas, as equipes demonstram como o conhecimento interdisciplinar pode gerar inovação aplicada. É a escola funcionando como um verdadeiro laboratório da Indústria 4.0.

Comitiva de MT

s
Os estudantes vivem uma formação que ultrapassa o
​​​​​ambiente escolar


Equipes do Sesi e Senai de MT estreiam no Festival Nacional de Robótica e disputam vaga no Mundial de Houston

Os times integram uma comitiva de oito equipes de robótica do Sesi-MT e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) que participam do Festival Nacional Sesi de Robótica, no Pavilhão da Bienal, localizado no bairro Ibirapuera, em São Paulo.

As equipes competem nas modalidades FLL, First Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e Steam Racing. Ao todo, 82 alunos integram a comitiva mato-grossense, que se junta a mais de 2 mil estudantes de todo o país.

Além da experiência educacional, os alunos disputam vagas para competições internacionais, entre elas o FIRST Championship, realizado em Houston, nos Estados Unidos, nos dias 29 e 30 de abril e 01 e 02 de maio.

Texto e fotos: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555