Sesi Escola Várzea Grande conquista pódio e é campeão de futsal nos Jogos Estudantis Municipais
dedicação e cooperação entre os alunos.
Com uma trajetória marcada por dedicação e superação, o Sesi Escola Várzea Grande conquistou o título de campeão no Futsal Masculino Categoria A dos Jogos Estudantis Municipais, na final da última quinta-feira (30.04). O título é seguido de uma sequência de sucessos, com o time tendo alcançado a categoria B (sub-14) na temporada passada e com 2026 sendo marcado pela conquista tão esperada do pódio da Categoria A.
A preparação para os Jogos Estudantis deste ano começou ainda no ano passado, durante o processo de seleção dos atletas e dos alunos contemplados com bolsas na escola. Já nessa fase inicial, o técnico Advan Gonçalo de Moraes definiu o perfil dos atletas ideais para a competição e deu início a um treinamento rigoroso.
“O importante foi que todos os alunos apoiaram a ideia do trabalho em equipe, de abandonar o ego para um bem maior. A gente montou um grupo com nove atletas extremamente empenhados na conquista. Foi uma entrega de meses ali em que os meninos se dedicaram fielmentea tudo. Os treinos sempre tiveram uma intensidade muito alta, para se aproximar ao máximo do que a gente enfrentaria nos jogos”, ressalta o técnico.
Ao longo da competição, Advan observou que a dedicação aos treinos foi essencial para a vitória, comentando ter sido a disputa mais desafiadora que já enfrentou: “Durante toda a competição, a gente enfrentou as principais equipes de Várzea Grande. Foi talvez a edição com o melhor índice e qualidade técnica a gente enfrentou nos últimos anos. Tinha, no mínimo, cinco equipes com nível para ser campeão. Foi o ano mais difícil”.
cada atleta tivesse seu momento de
protagonismo durante a partida.
O atleta Luiz Otávio Recanello Chaves, de 14 anos, compartilha da satisfação pelo resultado. Como um dos contemplados pela bolsa de estudos do Sesi Escola, ele e outros colegas puderam focar suas energias nos treinos, o que se refletiu já na estreia da equipe na categoria.
“Esse ano foi a minha quarta disputa de estudantil e minha primeira vez na categoria. Estou muito feliz, muito honrado pela oportunidade de estar aqui. Nós conseguimos muitas experiências e oportunidades jogando contra times mais velhos e sendo os campeões. Agradeço ao Sesi, ao Advan, a todos. Todo mundo jogou pra caramba”, comenta.
Orgulhoso, Luiz ressalta que os resultados do campeonato vão muito além das quadras, com a conquista do título impulsionando a trajetória dos atletas e estimulando participação em futuras competições.
além das quadras, com a conquista do título
impulsionando a trajetória dos jogadores.
O capitão do time Guilherme Gonçalves Neves, de 17 anos, comenta que a vitória é resultado respeito e trabalho coletivo desenvolvido pelo Sesi: “Eu trabalhei muito tempo com uma equipe que realmente quis o objetivo de ser campeão, com cada um fazendo sua parte. Foi maravilhoso. Fomos campeões e a equipe está qualificada para isso”. Ele também destaca que a dinâmica coletiva permitiu com que cada atleta tivesse seu momento de protagonismo durante a partida, fortalecendo o desempenho do time.
O técnico Advan ressalta que a conquista do título se deve além da preparação física, com o apoio entre os alunos tendo sido indispensável nos resultados: “É um jogando pelo outro o tempo todo. A gente construiu uma família muito grande aqui no Sesi, desde os atletas dentro da quadra aos pais apoiando no lado de fora, além dos outros atletas que participaram da preparação”.
“Uma coisa que é gritante é que os nossos alunos jogam felizes, sem medo de enfrentar as outras equipes. O resultado não poderia ser diferente, já que a gente tem essa metodologia de dar liberdade pros alunos, liberdade com responsabilidade”, celebra Advan.
Texto: Agda Ribeiro (com supervisão de Amanda Simeone).



