Voltar

Avaliação integradora incentiva protagonismo dos estudantes (Sesi Escola)

26/11/2019 - 14h42

Os alunos do Novo Ensino Médio Sesi Senai de Várzea Grande participaram, na sexta-feira (22) e na segunda-feira (25), da avaliação integradora - parte dos conceitos avaliados no 4º bimestre do ano letivo. Na atividade foram abordadas as cinco áreas de conhecimento: Matemática, Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Mundo do Trabalho.

Os jovens tiveram como proposta inicial um modelo de negócios e uma matriz energética pré-definidos pelos professores. Cada área de conhecimento explorou um ponto específico de uma empresa, sendo que Matemática abordou toda a parte financeira; Ciências da Natureza focou em diferentes matrizes energéticas; Ciências Humanas teve como base a construção do código de ética; Linguagens destacou os trabalhos sociais e culturais que uma corporação desenvolve; e o Mundo do Trabalho explorou o organograma.

“Os alunos buscaram informações sobre os diferentes segmentos, apontando diversos aspectos como financeiro, telemarketing, designer e tecnologia, por exemplo, de forma consciente e empreendedora. Cada grupo destacou um ramo em que pretendia investir e, assim, identificou a viabilidade do projeto”, conta a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Luciana Brandão.

De acordo com ela, a atividade teve como objetivo colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, procurando estimular o protagonismo juvenil, sensibilizando e preparando os estudantes para os desafios do mundo do trabalho. “A ideia é instiga-los a identificarem oportunidades e planejarem seu futuro por meio de atitudes empreendedoras”.

O professor da área de Matemática, Wilton Carneiro Souza, ressaltou o trabalho primoroso de pesquisa e cálculos, além da dedicação dos alunos. “Eles conseguiram explorar todo o conceito de viabilidade de um negócio. Neste aspecto, tiveram duas formações que vieram ao encontro da proposta da avaliação: uma formação de 12 horas, ministrada por técnicos do Sebrae, e o primeiro Hackateen – uma maratona de desafios e inovação realizado pelo Sesi Senai MT. Essa somatória de oportunidades foi essencial para a construção desses conhecimentos“, finaliza.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555