Voltar

Sesi Escola VG promove diálogo sobre a conceituação de raça, preconceito e desigualdade

18/11/2019 - 16h55

Promover o diálogo com os alunos sobre a conceituação de raça, preconceito e desigualdade. Esse foi um dos objetivos do Projeto Consciência Negra desenvolvido com as turmas do 6º ao 9º anos do Sesi Escola de Várzea Grande, durante o mês de novembro. Como resultado das discussões e reflexões em sala de aula, a unidade realizou nesta segunda-feira (18/11) a exibição dos trabalhos e apresentações culturais.

A valorização da cultura negra e a contribuição cultural para a sociedade brasileira foram as temáticas do evento, que contou com teatro, música, sarau, dança, artesanato e culinária.

A estudante Amanda Romão, 14 anos, do 9º ano, frisou que a cultura africana e afrodescendente é fascinante, principalmente por ser muito rica em cores, ritmos e sabores. “São costumes, religiões, tradições, uma cultura forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos índios. A união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade brasileira”, aponta.

Maria Eduarda Markoski, 15 anos, afirmou que eventos como os promovidos pela escola são oportunidades para disseminar mais conhecimento e apontar a importância da contribuição do africano na cultura brasileira. “Todas as vezes que pudermos falar sobre algo que não conhecemos é uma forma de diminuir preconceito e desinformação”.

Para a coordenadora pedagógica do 6º ao 9º ano da unidade, Luciana Brandão, a reflexão cuidadosa sobre valores humanos e sociais em sala de aula tem impactos significativos.

“Entendemos que os professores são importantes referências para os alunos e a maneira respeitosa como abordam um tema, inclusive por meio de uma linguagem mais amigável e acessível, é fundamental para o entendimento e assimilação de conhecimentos dos alunos”, acredita.

Confira a galeria de fotos Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555