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Consciência negra e formação social, histórica e cultural do país são temas de debate (Sesi Escola / Senai)

18/11/2019 - 14h36

A segunda edição do ano do projeto Café com Linguagem do Ensino Médio Integrado Sesi Senai Cuiabá, realizado na manhã desta segunda-feira (18/11), promoveu a reflexão sobre a posição dos negros na sociedade, os diversos níveis de preconceito existentes no Brasil e a valorização do povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira. A iniciativa reuniu 77 estudantes e convidados, no Senai Cuiabá.

A professora Elba Proença, uma das idealizadoras do Projeto, explica que a ideia é mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e promover o debate e a integração. “Uma vez por semestre nos reunimos para compartilhar toda a produção realizada. Neste semestre, o tema proposto foi Consciência Negra – uma forma de refletirmos sobre negros na sociedade e formação social e histórica cultural do país”.

A abertura contou com a participação da estudante de psicologia Jéssica Catão, que está escrevendo seu trabalho de conclusão de curso baseado na obra ‘O Mulato’, do escritor naturalista brasileiro Aluísio de Azevedo. “Ela explora todo o perfil psicológico do negro na sociedade em questão e sobre a obra que abordou temas delicados para a época, como o preconceito contra os negros na sociedade do Maranhão”.

A professora ressalta que os alunos pesquisaram vida, origem e obras de personalidades nacionais e internacionais, de heróis em quadrinhos a personagens históricos, como o escritor Machado de Assis, a líder quilombola Teresa de Benguela, a figura folclórica cuiabana Maria Taquara, e líderes mundiais como Nelson Mandela e Barack Obama, entre outros. Após as explanações, os participantes promoveram um debate com o público presente.

Além disso, alunos apresentaram suas obras autorais, como poesias e músicas. “Nessas ocasiões, vemos o resultado da metodologia desenvolvida pelo Sesi Senai, na implantação do Novo Ensino Médio, e o desenvolvimento dos nossos jovens. O evento é a identidade da área de linguagem do Ensino Médio Integrado”.

O estudante Gabriel Eduardo, do 1º ano A, destacou que a proposta do Café com Linguagem é diferenciada. “O objetivo de melhorar nossa capacidade de comunicação e promover o desenvolvimento da criatividade. Apresentamos aquilo que aprendemos no decorrer do semestre e o tema desta edição foi muito oportuna. Precisamos reconhecer em nossa cultura a importância de todos os seres humanos na construção da história e da vida de cada um”.

O colega de turma, João Armando, destacou que o tema foi especial, pois ressaltou grandes nomes da história do Brasil e do mundo. “O que faz as pessoas se tornarem importantes, no contexto social, não é a cor da pele, já que somos todos iguais. São as ações e a luta em prol de uma sociedade melhor e mais igualitária que importam”.

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