Voltar

Festival de Robótica abre um mundo de possibilidades a alunos de escolas públicas de Mato Grosso

23/08/2019 - 15h08

Assessoria TRT MT

Vinícius Reis (16), Amanda Cardoso (15), e Fernanda Jalles (15) se emocionaram ao levantar bem alto o troféu feito com peças de lego após conquistarem o maior prêmio do Festival de Robótica, realizado na sexta e sábado (02 e 03), em Cuiabá. Alunos na Escola Estadual Dr. Artur, de Juína, eles participaram do evento que reuniu 52 estudantes de escolas públicas do interior de Mato Grosso.

A conquista recompensou a dedicação dos adolescentes, que fizeram parte da equipe Arthur Ram. “A robótica representa essa capacidade de correr atrás daquilo que a gente quer, de buscar os nossos sonhos, levantar a cabeça e seguir”, disse Vinícius Reis.

Ao todo, cinco equipes de municípios diferentes (Juína, Confresa, Campo Novo do Parecis, Colíder e Alta Floresta) participaram do evento, que encerrou a primeira etapa do Projeto de Robótica, realização da Justiça do Trabalho, por meio da Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil do TRT de Mato Grosso (Ceti), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Iniciado ainda em 2018, o projeto levou, de forma pioneira, noções sobre programação, robotização e design a estudantes de escolas públicas. Além disso, estimulou os alunos a pensar e criar soluções para problemas cotidianos relacionados com a água.

No Festival, as equipes apresentaram os resultados das pesquisas feitas, que compreenderam pontos como o tratamento da água, a despoluição de rios, a reutilização da água de aparelhos ar-condicionado e a melhoria do Potencial Hidrogeniônico (PH).

Para o professor Jorge Rippel, da Escola Municipal 4 de Julho, de Campo Novo do Parecis, o trabalho foi bem mais que um projeto de robótica. Segundo ele, os estudantes se desenvolveram como pessoas e cidadãos. “Tivemos crescimento no comportamento de todos os alunos. Além disso, agora eles entendem do processo de robotização e buscam resolver problemas do cotidiano por meio da robótica. Antes isso parecia uma coisa de outro mundo. Hoje é realidade”, afirmou.

Sustentabilidade

Quem ganhou o prêmio na categoria ‘pesquisa’ foi a equipe Tribo da Inovação, de Colíder. O grupo faz parte do Centro de Formação Mirim Cidadão do Futuro (Guarda Mirim), ação social que atende crianças e adolescentes de baixa renda na cidade e que conta com o apoio da Justiça do Trabalho local. Os estudante levaram o troféu ao desenvolver um projeto para retirar o lixo do rio que passa atrás da sede da entidade.

“Essa foi a primeira vez que me interessei por robótica e aproveitei a chance porque sabia que era boa. É muito bom pensar em desenvolver robôs para executar missões que o homem não consegue fazer”, contou o jovem Carlos Henrique, de 12 anos, que disse ter visto até peixinhos de volta ao curso de água após a execução do projeto.

O juiz da Vara do Trabalho de Colíder, Mauro Curvo, um entusiasta do Centro de Formação Mirim, fez questão prestigiar a equipe. Ele viajou cerca de 650km até Cuiabá só para participar do evento e chegou vestindo a camisa da Tribo da Inovação. “Temos mais de 20 alunos querendo participar da próxima edição. Vi o benefício que trouxe para os estudantes. Eles pesquisaram e correram atrás para desenvolver o trabalho”, garantiu.

Oportunidades

Para os estudantes da escola rural Jacaré Valente, que fica a cerca de 30km da cidade de Confresa, o Festival descortinou um mundo novo, cheio de oportunidades e sonhos para o futuro. A equipe criada por eles, a ‘Hidrotec’, ganhou o prêmio na categoria ‘desempenho do robô’.

A viagem de ônibus até Cuiabá levou aproximadamente 20 horas, passando por trechos de chão batido. Foram cerca de 1200 quilômetros percorridos, “mas tudo recompensado”, afirmou a estudante Daniela Matins, de 13 anos, que se disse agradecida pela oportunidade. “Sempre nos sentimos desvalorizados por ser de uma escola rural. Então, foi muito bom sermos escolhidos para o projeto e termos essa oportunidade. Tenho certeza que os alunos da nossa escola vão ser pessoas brilhantes e bem sucedidas no futuro”, comemorou.

Uma das professoras de Daniele, Luciana Pires acompanhou a equipe Hidrotec até a Capital e garantiu que participar do festival significou uma vitória para eles. “Muitos nem têm internet em casa e viram agora nesta viagem um prédio ou um shopping pela primeira vez. São alunos inteligentes e dedicados que deram conta de fazer um trabalho incrível”, elogiou.

Para a coordenadora Regional de Educação e Cultura do Sesi, Cíntia Silva, o maior prêmio é a alegria e a inspiração em ver nos olhos das crianças a possibilidade de um futuro diferente e de uma perspectiva nova. “O Sesi tem a satisfação de disseminar uma prática que tem muito resultado nas nossas escolas e que agora ganha um sentido mais amplo ao chegar a tantos jovens do interior do estado. Esse é o nosso desafio e a nossa missão”.

Trabalho infantil

O Projeto de Robótica começou a ser gestado no TRT de Mato Grosso ainda em 2015 como forma de enfrentamento ao trabalho infantil.

Segundo a presidente do Tribunal, desembargadora Eliney Veloso, uma das vertentes que incentivam a continuidade da exploração da mão de obra de crianças e adolescente é a evasão escolar. Nesse sentido, a robótica se revela uma ferramenta dinâmica e lúdica de se manter o interesse do aluno em permanecer em sala de aula.

Além disso, destacou a desembargadora, a robótica “trabalha temas atuais com os olhos voltados para o futuro. Ao mesmo tempo que incentiva a pesquisa, desenvolve o espírito de equipe e promove valores como a solidariedade, o companheirismo e o respeito a opinião do outro”, disse.

O projeto é coordenado pela Coordenadoria Judiciária e de Apoio à Execução e Solução de Conflitos do TRT de Mato Grosso (CJAESC) e os recursos são oriundos de uma Ação Civil Pública movida pelo MPT na Vara do Trabalho de Campo Novo do Parecis. As atividades fazem parte das ações afirmativas do Tribunal Regional do Trabalho.

Premiação:

>> Prêmio Pesquisa – Equipe Tribo da Inovação, de Colíder.

>> Prêmio Core Values – Equipe Teen Inventors, de Alta Floresta.

>> Prêmio Design de Robô - Equipe 4 Parecis, de Campo Novo do Parecis.

>> Prêmio Desempenho do Robô – Equipe Hidrotec, de Confresa.

>> Prêmio Champions – Equipe Arthur Ram, de Juína.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555