Voltar

Grand Prix Senai de Inovação: mentores participam de oficina preparatória

10/06/2021 - 15h24

Os professores do Novo Ensino Médio Sesi Senai, que serão mentores das equipes do Grand Prix (GP) Senai de Inovação Mato Grosso e da Mostra Tech, participaram de oficina preparatória e atividade de integração, na segunda-feira (06.07), no Espaço Senai Lab. Ao todo, mais de 280 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos participam dos eventos, que ocorrem nos dias 16, 17 e 18 de junho, simultaneamente, com 12 horas de duração.

Conduzida pelo interlocutor de Inovação, Fábio Eduardo Faria, a ação teve como objetivo apresentar conceitos sobre brainstorming, modelo de negócio BMC (Business Model Canvas), prototipagem e preparação do Elevator Pitch (discurso de elevador). “A ideia é que os docentes possam compreender as metodologias utilizadas nos dois eventos, multiplicar em suas turmas e prepará-las, incentivando a plena capacidade dos participantes”, explica o professor, ressaltando que a participação dos estudantes valerá como prova integradora do Novo Ensino Médio.

Para o professor Oscar Matos, que apresentou, juntamente com o professor Wagner Santos, um modelo de negócios e Pitch bastante elogiado durante o treinamento, a oficina foi muito interessante, pois foi uma simulação do GP e todas as suas nuances. “Como seremos mentores, passar pela divisão das etapas, construindo e vivenciando cada uma delas, fez com que sentíssemos a energia do GP”.

Os eventos

O GP Senai de Inovação é uma competição de ideias na qual equipes compostas por alunos Sesi Escola Senai, denominadas escuderias, buscam soluções inovadoras para desafios reais das indústrias, transformando ideias em soluções, estimulando a capacidade criativa e inovadora dos estudantes. Nesta edição, 20 equipes participam da competição.

“Utilizando conceitos sobre como aprender na prática, por meio da utilização de Espaços Makers (Senai Labs), estímulo à cultura da inovação, empreendedorismo e fortalecimento, não somente da metodologia de formação profissional como também do desenvolvimento de soft skills, e o aprimoramento das competências técnicas alinhadas às demandas apontadas pela Indústria”, observa.

Já a Mostra Tech tem como objetivo colocar a teoria em prática, incentivando nos estudantes a criatividade e a curiosidade científica nas diferentes áreas de conhecimento, com a temática que busca evidenciar as diversas conquistas tecnológicas da humanidade durante sua história. “O tema ‘Sobre os ombros de gigantes’ expressa o significado de descobrir a verdade a partir das descobertas anteriores", declara Fábio, lembrando que, a todo, serão 15 equipes participantes na feira.

Para a coordenadora regional de Educação do Sesi MT, Cintia Silva, os eventos são oportunidades para desenvolvimento dos jovens e na preparação deles para as novas tecnologias e profissões do futuro. “Trata-se de um grande laboratório profissional. Além disso, é um tipo de desafio que colabora para que alunos desenvolvam habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, como capacidade para resolver problemas, para encontrar alternativas em momentos difíceis, promove a capacidade imaginativa, a intuição exponencial e o trabalho em equipe”.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555