Voltar

Sesi Rondonópolis volta a disponibilizar aulas laborais às empresas

09/09/2022 - 11h24
Aula Laboral
Ginástica laboral para os colaboradores da indústria

A ginástica laboral é um dos serviços prestados pelo Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT). São atividades físicas personalizadas para os colaboradores, adequadas para cada realidade de trabalho, que preparam os trabalhadores para a jornada e para compensarem seus esforços. O serviço estava suspenso por conta da pandemia da Covid-19, e agora volta a ser realizado pelo Sesi MT nas empresas, como é o caso da unidade em Rondonópolis.

A ginástica laboral é considerada uma atividade física realizada e aplicada no próprio ambiente de trabalho, que compensa e relaxa as estruturas mais sobrecarregadas, ativa as estruturas musculares enfraquecidas e promove a qualidade de vida e saúde do trabalhador. Os exercícios têm curta duração, entre 8 a 12 minutos, com baixa intensidade e que trabalham o corpo todo.

A aula pode ser realizada antes, durante ou próxima ao final da jornada de trabalho, sendo no mínimo duas vezes na semana, conforme a necessidade e orçamento da empresa. A ginástica laboral é composta por diversas ações como séries de exercícios, sessões adaptadas de práticas esportivas e corporais, respiração e relaxamento, atividades recreativas, avaliações, orientações posturais, dinâmicas, aulas temáticas, dicas de bem-estar, entre outros. As atividades são ministradas por Educadores Físicos registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Para os trabalhadores em home office, a ginástica laboral pode ser feita de forma remota, por meio da ferramenta de videoconferência de sua preferência. 

“Por trabalhar várias horas por dia, o trabalhador é submetido a uma sobrecarga, ficando por horas na mesma posição ou até mesmo realizando  movimentos repetitivos, pegando peso, enfim. A ginástica laboral vem minimizar os problemas que podem ocorrer após esses esforços. A aula contribui também no campo de psicologia, principalmente agora pós-pandemia que alivia o estresse e a redução da ansiedade”, explica a professora de Educação Física e responsável pelo setor de Promoção da Saúde do Sesi Rondonópolis, Ekaterina Noveli.  

A atividade contribui para a melhoria da saúde dos trabalhadores
A atividade contribui para a melhoria da saúde dos trabalhadores

Vantagens para a empresa 

A empresa também é beneficiada nesse processo, principalmente em relação à satisfação dos colaboradores. A ginástica laboral contribui para a melhoria da saúde dos trabalhadores, a redução de acidentes de trabalho e, por consequência, a redução do absenteísmo.

Trabalhadores mais saudáveis são mais produtivos e tendem a ter menos dias de afastamento no trabalho. Além disso, a redução de acidentes de trabalho e afastamentos impacta positivamente no Fator Acidentário Previdenciário (FAP).

Por meio da ginástica laboral, o Sesi Rondonópolis está transformando a vida do trabalhador da indústria e promovendo comportamentos mais saudáveis”, reforçou o gerente da unidade, Sidiney Rossa.

Tem interesse em realizar essa ação com seus colaboradores? Faça a sua solicitação por meio do (66) 3410-2400.

Texto: Luana Daubian / Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555