Voltar

Atletas do Sesi na Pista participam da 8ª Corrida Cheias de Charme

22/03/2023 - 16h22
Cheias de Charme
Exclusiva para o público feminino, a Cheias de Charme é uma
das principais corridas de rua de Cuiabá. Foto: Divulgação

Com a proximidade da 8ª Corrida Cheias de Charme, que será realizada em Cuiabá no próximo sábado (25), a expectativa das participantes aumenta a cada dia. Entre as equipes que já confirmaram presença estão 100 mulheres do pelotão Sesi na Pista, que prometem dar o seu melhor pelas ruas da Capital. Com percurso de 5 quilômetros, a prova terá premiação para as três primeiras colocadas na Categoria Geral e troféus de 1º a 3º lugar por faixa etária.

Realizada exclusivamente para o público feminino, a Cheias de Charme é uma das principais corridas de rua de Cuiabá e deve reunir mil corredoras de diversas partes do estado. A largada será às 19h, na Orla do Porto, e o percurso passará pela Avenida Beira Rio e viaduto Murilo Domingos. A novidade para 2023 é que as 50 primeiras atletas inscritas na categoria Geral, que cruzarem a linha de chegada, tendo feito o percurso em sua totalidade, receberão uma medalha especial TOP 50.

O pelotão Sesi na Pista é formado por colaboradoras do Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e trabalhadoras das indústrias. O projeto, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e a adoção de um estilo de vida mais saudável. A equipe participa de corridas de rua ao longo do ano e já conquistou diversos prêmios.

Nesta prova, o grupo terá representantes em todas as categorias. Para isso, as atletas vêm treinando duro nos últimos meses e esperam conseguir bons resultados na competição. “Nossa equipe promete ser uma das mais animadas e motivadas da competição, e com certeza dará o seu melhor na pista. A expectativa é de um dia de muita animação e superação pessoal para todas as participantes”, destaca a supervisora de Vida Saudável do Sesi MT, Thaisa Moura.

Cheias de Charme
Andreia Lima, que participa pela primeira vez da prova, é
uma entusiasta da modalidade. Foto: Arquivo pessoal

Preparo e superação pessoal

Para essas corredoras, a preparação começa muito antes da largada. É preciso ter uma rotina de treinamentos adequada, que inclua exercícios de fortalecimento muscular, treinos de corrida e sessões de alongamento, para que possam participar com segurança e alcancem desempenho satisfatório.

A analista de carreira Adriana de Sena irá participar pela segunda vez da prova, mas já é veterana em corridas de rua. Ela ressalta que procura participar de todas as corridas oficiais no calendário de atletismo de Mato Grosso, mas sem preocupação com premiação, e que a meta é sempre se superar. “Entendi que correr é muito mais que calçar um tênis e sair por aí. Trata-se de tomar a melhor dose de remédio para cuidar da ansiedade causada pela correria do meu dia a dia, além de que, toda vez que finalizo um circuito, sou a pessoa mais feliz por realizar algo que só depende de mim, me colocando em 1º lugar no meu pódio”.

Adriana lembra que no início, há alguns anos quando começou, queria correr por mais qualidade de vida e melhorar a estética, mas logo percebeu os benefícios do esporte. Foi então que buscou treinamentos para prevenir lesões e aumentar a performance. “Academia com equipamentos e treinos educativos para corrida fazem parte de minha rotina. Fácil não é, mas disciplina traz resultados: batimentos cardíacos regulares e mente tranquila para a família, para os compromissos, trabalho e estudo”.

Participando pela primeira vez da Cheias de Charme, a analista de saúde Andreia Lima também é uma entusiasta da modalidade e afirma que, para cada prova que participa, a expectativa é sempre superar o tempo que fez em comparação às anteriores.

Além do condicionamento físico, de acordo com ela, é importante cuidar da alimentação e da hidratação. “Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e com a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis, pode ajudar a melhorar a performance e a evitar lesões. Já a hidratação, é fundamental para manter o corpo em equilíbrio e garantir o bom funcionamento do organismo”.

Cheias de Charme
Adriana de Sena foca na preparação física e busca superar
suas próprias marcas. Foto: Emerson Oliveira

Ela reforça que também é importante usar roupas adequadas e tênis próprio para corrida e de preferência que não seja novo, já que pode machucar os pés. Está proibida também a ingestão de bebida alcoólica. “Toda essa preparação e cuidados, aliados à alegria, vamos representar na pista a força da mulher e demostrar o quanto podemos fazer para superar a nós mesmas”, declara a atleta amadora, que corre pelo pelotão da indústria desde 2019.

Além de preparar para as competições, o projeto Sesi na Pista tem como objetivo promover a integração entre os colaboradores da indústria. "A corrida é uma oportunidade de reunir os colaboradores, promover a saúde e o bem-estar e, ao mesmo tempo, incentivar o espírito de equipe e a superação pessoal", destaca o superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim.

A 8ª Corrida Cheias de Charme é uma realização da Skechers, com apoio do Sesi MT, Puríssima, Phloraceae, Quem Disse Bereniche?, Reign, PowerRade e Galexie Motors.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555