Voltar

Sesi Escola: 220 profissionais participam de formação sobre situações de risco e primeiros socorros

02/05/2023 - 15h01
treinamento segurança
Formação foi composta por palestras e​​​​​ treinamentos
práticos em segurança e primeiros socorros.
 

Mais de 200 profissionais, como gestores, professores, coordenadores e profissionais do apoio pedagógico, do Sesi Escola participaram, no sábado (29.04) e nesta terça-feira (02.05), da formação em situações de emergência que possam ocorrer dentro do ambiente escolar. A ação tem como foco o reconhecimento e ações em casos de agitação psicomotora, agressividade e evacuação, além de abordar temas relacionados à gestão das emoções e primeiros socorros.

Segundo o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Alexandre Serafim, a iniciativa surge diante da necessidade de garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e dos profissionais envolvidos no ambiente escolar. “Nesta primeira etapa, a formação oferecida foi composta por palestras e treinamentos práticos que abordam diferentes aspectos. O cronograma de capacitação seguirá até o mês de junho, mas nossas ações de conscientização seguem durante todo o ano letivo”.

No módulo sobre agitação psicomotora e agressividade, os participantes aprenderam a identificar os sinais de comportamento alterado e a lidar com as situações de forma eficaz e segura. O conteúdo de abandono ensina como agir em caso de alunos ou funcionários que precisem de ajuda imediata, seja por motivos de saúde ou segurança.

segurança nas escolas
Foco foi as situações comuns dentro do ambiente
escolar. Foto: Divulgação

A formação abordou ainda a gestão das emoções e a importância de lidar com os próprios sentimentos e dos outros de forma positiva. Os participantes aprendem a identificar sinais de ansiedade, estresse e outras emoções que possam afetar o ambiente escolar, e a desenvolver habilidades para lidar com essas situações de forma adequada.

Já, no módulo de primeiros socorros, o foco foi as situações comuns dentro do ambiente escolar, como cortes, quedas e mal-estar súbito. Os participantes aprendem técnicas de atendimento emergencial e como acionar os serviços de emergência.

O treinamento foi realizado pelos instrutores Rodrigo Pereira, João Paulo, Douglas Willer, Richard Lopes e Rodrigo de Melo (primeiro socorros) e Raíssa Borges (Gestão de Emoções).

Protocolo de segurança

Para a equipe escolar, o treinamento de protocolo de segurança no Sesi Escola é uma experiência importante, já que garantir a segurança dos alunos é fundamental para o sucesso do trabalho e para o bem-estar de todos na escola.

segurança nas escolas
Cronograma de capacitação seguirá até o mês de junho.
Foto: Divulgação

“Foi muito bem estruturado e organizado, com uma equipe de instrutores altamente capacitados, que nos ensinaram os procedimentos de segurança mais atualizados e eficazes. A atividade nos proporcionou a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos, por meio de simulações de situações de emergência, que nos ajudaram a identificar pontos fracos em nosso planejamento de segurança e a nos prepararmos melhor para lidar com situações reais”, explica o professor da unidade de Cuiabá, Jessé Maia Rios.

Para a professora de sala multifuncional da unidade de Várzea Grande, Valdete Pegorar, os cursos vão ao encontro com a atual situação em que vivemos, já que ajudam a identificar possíveis problemas dentro e fora da unidade. “Especificamente o de primeiros socorros será muito aproveitado em nosso dia a dia, pois assegura uma melhor assistência, já que estamos em um ambiente propenso a acidentes constantes. Espero nunca precisar usar, mas se for preciso me sinto um pouco mais segura”, pontua.

A gerente de Operações do Sesi MT, Larissa Siqueira, ressalta que esses conhecimentos adquiridos são ferramentas que pode evitar ou, pelo menos, minimizar as consequências de algum incidente que, porventura, venha a acontecer no ambiente escolar. “A intenção é preparar aqueles que trabalham na escola para qualquer eventualidade que possa ocorrer com os estudantes”.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555