Concerto Didático encanta mais de 900 alunos do Pedra 90 com música e teatro inspirados em O Mágico de Oz

encantaram a garotada
Mais de 900 alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Senador Gastão de Matos Muller, no bairro Pedra 90, vivenciaram uma experiência cultural transformadora nesta segunda-feira (29.09). Inspirado no clássico O Mágico de Oz, do escritor Lyman Frank Baum, o Concerto Didático da Orquestra do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) uniu música e teatro em uma iniciativa realizada pelo Sesi em parceria com a Trael Transformadores Elétricos.
As apresentações ocorreram em duas sessões, às 10h e às 16h, trazendo ao palco canções conhecidas como Além do Arco-Íris, interpretada por Luiza Possi; O Leãozinho e Amigo, Amiga, do grupo Palavra Cantada; Vai Dar Certo, de Negra Li; e Quando a Minha Vida Vai Começar, do filme Enrolados.
As melodias, somadas ao espetáculo de fantoches, encantaram a garotada. Davi Kalel, de 11 anos, contou que se identificou com os personagens da história. “Gostei muito da história, principalmente do homem de lata, que queria um coração. A orquestra também foi legal, eu gostei do ritmo e da batida da música”, disse.

personagens da história
A professora do 3º ano, Damaris Pereira, destacou o impacto pedagógico da atividade. “É fundamental unir música, teatro e literatura no processo de ensino, porque torna a aprendizagem mais atrativa e significativa para as crianças. Elas precisam ter acesso à cultura, à música e à contação de histórias. Foi uma experiência muito boa, que deixou todos nós da comunidade muito felizes”, afirmou.
Para o diretor da escola, Wanderson Rodrigues, o evento trouxe novas possibilidades de aprendizado. “Receber essa ação aqui é muito importante porque alia duas ferramentas ricas para a aprendizagem das crianças: a contação de histórias e o concerto didático. É uma oportunidade para elas enxergarem de maneira diferente como a história acontece. Nós recebemos com muito prazer e gratidão essa parceria do Sesi e da Trael”, ressaltou.
Segundo o gerente de Cultura e Inovação Social do Sesi MT, Fernando Pereira, o Concerto Didático fortalece a alfabetização na educação básica por meio da literatura. “A metodologia do Sesi é destaque porque considera a expressão artística como fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades do ensino. Isso inclui a música, que torna o ambiente de aprendizagem mais lúdico e completo”, explicou.

escolas do bairro Pedra 90 devem receber o evento
Mais ações de educação, esporte e cultura para a comunidade
Entre outubro e dezembro deste ano, outras quatro escolas do bairro Pedra 90 devem receber o evento. O calendário integra um conjunto de ações sociais gratuitas ofertadas pelo Sesi e pela Trael aos moradores da região.
A iniciativa faz parte da estratégia de Investimento Social Privado (ISP), ferramenta que direciona recursos privados para projetos de impacto social positivo. Por meio do ISP, empresas parceiras podem destinar até 4% do valor do Imposto de Renda para projetos realizados pelo Sesi utilizando as Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte.
“Esse recurso, que antes iria para o Governo Federal, permanece no estado e se transforma em ações concretas dentro da comunidade”, reforçou Fernando Pereira.
Texto e fotos: Fernanda Nazário